DÚVIDAS FREQUENTES
• Exigindo sempre Nota Fiscal, GTA e Certificação pelo Ministério da Agricultura - MAPA. • Adquirindo de fornecedores com garantias de procedência das aves (Origem do produto). • Pigmentação, textura, distribuição de gordura e sabor da carne. • Formação e características da carcaça.
São diversos os fatores que tornam importante a área de pastagem na criação do frango caipira. Dentre eles podemos citar: • Liberdade para que o frango expresse seu comportamento natural (bem estar animal). • Confere rigidez, sabor e pigmentação à carne. • Redução do custo de produção, pela utilização de alimentação alternativa. Dica: Além da utilização da pastagem do piquete, pode-se ainda fornecer ao plantel outros alimentos, como moranga, mandioca, cenoura e repolho picados.
O controle sanitário (biosseguridade) é fundamental para um lote saudável, longe de desafios sanitários ocasionados por bactérias oportunistas, presente nas criações. O lote apenas conseguirá expressar seu máximo potencial se for saudável. Biossegurança = Resultado Econômico (R$) Desafio Sanitário = Perda Econômica (R$).
Plantéis mistos proporcionam: • Lotes com ambiente mais próximo ao natural (Mais calmo). • Menos stress e melhor condição de bem estar animal. • Melhor uniformidade e empenamento do plantel (Menos brigas entre as aves). • Melhor viabilidade e ganho de peso do lote.
Não é necessária a companhia do galo para que as aves comecem a pôr ovos. A galinha produz ovos independentemente de estarem ou não fecundados. Além disso, a presença de um macho pode ser prejudicial aos números de produção dos ovos devido ao estresse gerado pelas tentativas de acasalamento.
Os plantéis passam pelo período de cria e recria, onde se desenvolvem, formando carcaça e aparelho reprodutor, sofrem manejo de debicagem e seleções (aves aptas para produzir) e recebem as vacinas necessárias (programa vacinal da empresa) que conferem uma proteção ao lote para mantê-lo saudável. Somente quando esta ave estiver madura, do ponto de vista fisiológico (aproximadamente 26 semanas de idade), ela dará inicio a postura de ovos, que atingirá seu máximo de produção às 32 semanas. Com o passar do tempo a produção vai gradativamente diminuindo, reduzindo o desempenho das aves, até o momento em que o lote se torna economicamente inviável, sendo necessária a reposição do plantel.
Não. A criação conjunta entre aves de diferentes espécies é desaconselhada, uma vez que cada gênero tem suas particularidades no manejo e comportamento. Aves são naturalmente animais territoriais, o que pode acarretar em conflitos e disputas por alimento, levando a um desenvolvimento debilitado das aves. Além disso, vale ressaltar a questão sanitária, uma vez que essas aves podem carregar agentes biológicos aos quais são imunes, mas que podem ser infecciosos para outras espécies.
Sim. É importante reforçar, cada ave necessita de nutrição especifica para a finalidade de produção e para a sua idade. As principais fórmulas disponíveis no mercado são a de postura, destinadas para a criação de raças de galinha poedeira, e a de engorda, voltada para aves com a finalidade de abate para produção de carne.
Sim, a possibilidade de produzir a ração é uma alternativa para redução de custos e de certificação da qualidade de nutrição fornecida para as aves. Parte dos insumos pode ser produzida na propriedade, como soja e o milho por exemplo. Para uma melhor formulação das quantidades e proporções dos ingredientes, procure um profissional qualificado.
Todo material orgânico produzido pelas aves ou utilizado na criação pode ser reaproveitado como adubo. Esterco, cama, cascas de ovos e restos de alimentos possuem excelentes propriedades fertilizantes. O Adubo orgânico pode trazer retorno em lucro tanto pela venda direta do produto quanto na aplicação em lavouras para comercialização de hortifrutigranjeiros ou destinados a complementar a alimentação das aves.
São diversos os fatores que podem ocasionar problemas no empenamento das aves. Veja a seguir algumas alternativas para evitar esta situação: • Nutrição: fornecer ração de qualidade que contenha proteína, energia, aminoácidos, vitaminas e minerais em quantidade adequada. • Fatores Estressores: as aves em aviários superlotados sofrem com qualidade de ar, cama, umidade, problemas de pernas, diminuindo a absorção principalmente de minerais necessários para o empenamento. As aves devem ser alojadas na densidade adequada. • Parasitas: piolho que suga o sangue do folículo da penas. Realizar a limpeza e desinfecção do galpão a cada alojamento. IMPORTANTE: Consulte técnico qualificado para avaliação do plantel.
